Bem vindos!

Publicado em Atualizado em

Em meados de 2009  resolvi abrir um restaurante. O que no início parecia uma ideia maluca, de (mais uma) advogada cansada do dia-a-dia da profissão pra qual estudou e se dedicou muitos anos, foi aos poucos tomando formato. E põe aos poucos isso. Muito medo, muitas incertezas, muitas dúvidas e muita, muita burocracia pra vencer.

As incertezas persistem em me assombrar, mas aprendi a rir de mim mesma. A rir do inevitável clichê que me tornei… do inevitável amor pela gastronomia que surgiu e se consolidou somente quando isto se tornou “fashion”, quando “comer bem” mas principalmente “conhecer produtos, restaurantes e Chefs estrelados ou midiáticos”  se tornou status.

Mas independente das circunstâncias, se o amor é verdadeiro vale a pena encarar o clichê, vale a pena mergulhar nos livros, na história, e nas panelas (no meu caso pra se queimar muito). Vale a pena buscar seus tomates perfeitamente doces e delicados, vale a pena gastar todas as economias pra visitar aquele restaurante esnobe que povoou os seus sonhos, e vale a pena buscar a sua verdade e algum potencial para encarar isso tudo.

Aprendi a comer melhor, a respeitar o trabalho de quem está por trás de qualquer prato de comida que me foi e me é servido. Aprendi que meu lugar, por mais que o sonho inicial pudesse ser este, não é na cozinha em busca da perfeição em forma de alimento, pois aprendi, acima de tudo, a amar o ambiente dos restaurantes a ponto de querer torná-lo a minha casa.

Já tentei diversos caminhos pra construir este restaurante dos sonhos, restaurante este que, em verdade, é um negócio  como outro qualquer e que  precisa dar lucro,  não podendo, portanto, ceder tanto aos caprichos dos sonhos. Já até iniciei um primeiro blog com a primeira versão do negócio e deixei tudo pra trás pra começar de novo.

E já que hoje, passado mais de um ano da compra da casinha onde vão se desenrolar minhas desventuras, recebi as estacas que irão concretamente fundar o meu restaurante, optei por voltar a relatar os passos da empreitada num blog.

Ou talvez tenha me encorajado a encarar o desafio somente pelo fato de eu já ser  perfeitamente capaz de distinguir cimento de concreto, de explicar como funciona uma estaca strauss, e de calcular o volume cúbico de concreto necessário usando o meu amado e esquecido número PI (obrigada, professor de matemática!).

14 opiniões sobre “Bem vindos!

    Gus Tambasco disse:
    13/07/2011 às 7:33 PM

    Mutter,

    Acompanhando sua trajetória de indas e vindas, encontros e desencontros, tenho certeza que será o mais estrelado dos restaurantes de SP!!! Vamos fazer acontecer!!

    Estaremos juntos.

    Beijus e boa sorte

    Carina Fernanda Oz Bonaldi disse:
    13/07/2011 às 7:49 PM

    Posso dizer que acompanho com vc esse sonho desde o conheço. Sou testemunha de que vc viajou o mundo em busca de bons restaurantes. Posso orgulhosamente dizer que tenho uma amiga que pega um avião para o outro lado do mundo só para comer em um restaurante que reservou há meses. O seu conhecimento, amor pelo que faz e dedicação, com certeza tornará o Mimo um grande sucesso!! Ahhh…vc esqueceu de falar que além de uma excelente advogada (falo com propriedade, pois vc foi minha chefe), vc tb é uma excelente administradora de empresas!! Com tanta qualificação o Mimo será referência mundial!! Bjs!!

      MIMO Restaurante disse:
      14/07/2011 às 11:02 PM

      Cá, muito obrigada por todos os elogios, mas principalmente pela amizade e pelo apoio, sempre!
      Beijos
      Fe Duarte

    Mara disse:
    13/07/2011 às 9:10 PM

    Tenho certeza que vai dar certo, pois vc quando começa um sonho, trabalha muito para realizá-lo e consegue! Vai me avisando, tá? Suce$$$$o e beijos.
    Mara Mota

      MIMO Restaurante disse:
      14/07/2011 às 11:03 PM

      Tia! Muito obrigada!
      Eu vou avisar sim, e aqui no blog vou publicando as peripécias dessa nova empreitada!
      Beijos a todos da família.
      Fe Duarte

    Fernando De Souza disse:
    14/07/2011 às 1:55 AM

    Oi Fernanda,parabens pela coragem e determinacao fazer realidade um sonho seu.a Denise volta sabado, depois de 15bdias em NY, eu continuo com meus trabalhos de consultoria,montando cardapio, equipe e cozinha de um cafe, la no Shopping Iguatemi, Faria Lima, e espero que tenhamos a chance de fazer aquele jantar pra voce.abracos ,felicidades.Entro em contato com voce na semana que vem.

      MIMO Restaurante disse:
      14/07/2011 às 11:02 PM

      Fernando, muito obrigada pelos votos. E vamos nos falar sim, já conversei com a Ana! Vamos marcar a data.
      Abs, Fernanda Duarte

        Fernando De Souza. disse:
        21/07/2011 às 8:19 PM

        Ola Fernanda. Parece que as coisas estao caminhando bem, achei otima a ideia de criar este blog que vai contando a historia do projeto. A De voltou Sabado de NY, cheia de livros e equipamentos, estamos trabalhando como lhe disse na montagen deste cafe/deli. dentro do shoping Iguatemi,Faria Lima e ja esta quase terminando. Gostaria de saber se ha posssibilidade e interesse de voce encontrar comigo outra vez, para que a gente converse sobre o progresso do projeto, no quesito cozinha, cardapio, chef, afinal de contas ja se passaram quase dois meses desde a nossa conversa e nao sei se voce ja procurou outros candidatos a vaga de Chef, emfim, se for ok, eu te ligo e agente marca. Acho que se a gente fosse fazer uma degustacao tambem seria interessante saber um pouco do cardapio e assim incluir algun prato que fosse de interesse seu. Fico aguardando seu retorno .Obrigado Fernando.

        MIMO Restaurante disse:
        21/07/2011 às 10:57 PM

        Fernando, me liga sim e a gente marca! Abraços.

    Aurea Teodoro disse:
    14/07/2011 às 11:46 PM

    Oi Fernanda, desejo sorte e sucesso! Tudo o que é feito com determinação e carinho não tem como dar errado! Vou acompanhar e torcer por vc! Bjs Aurea Teodoro

      MIMO Restaurante disse:
      15/07/2011 às 12:48 AM

      Muitíssimo Obrigada!
      A sua opinião é valiosíssima pra mim!
      Beijos
      Fe Duarte

    Fernando De Souza. disse:
    22/07/2011 às 6:56 PM

    Ok Fernanda.Vou deixar passar o fim de semana estou busy aqui com a finalizacao do projeto e Segunda ligo pra voce.A tarde (Segunda) estou livre.Obrigado.

    Celebrate good times c’mon « MIMO Restaurante disse:
    04/08/2011 às 8:59 PM

    […] exatamente no dia em que começaram os trabalhos da fundação do restaurante, com a entrada das estacas strauss no terreno. Então eu não podia deixar de informar aqui que hoje esta primeira etapa do trabalho […]

Deixe uma Resposta

