Triunvirato no Restaurante Valentina

Publicado em Atualizado em

Não é objetivo do blog fazer resenhas de restaurantes (já tem muitos por aí cumprindo esta função – posso até listar meus preferidos pra quem se interessar). Também, como não sou dada a leviandades, acredito que minha formação “gourmet” está em andamento e portanto não sou a melhor pessoa para sair por aí julgando pratos e Chefs.

Por outro lado sei que alguns amigos (principalmente após as viagens Chicago/Nova Iorque; Londres/Paris/Espanha) se decepcionaram achando que eu ia escrever mais sobre comida e restaurantes que visitei, do que sobre obra civil, material de construção, percalços na formatação de um restaurante e questões de administração de empresas. Então, para agradar gregos e troianos, vou sim de tempos e tempos, falar de algum restaurante e postar algumas fotos de comidas por aqui.

Mas gostaria de deixar claro que os restaurante e as comidas da qual vou falar são os que tem relação, para o bem ou para o mal, com a minha história pessoal no que diz respeito à decisão de ter um restaurante. São restaurantes ou pessoas que tiveram relevância na minha formação na área de A&B (“alimentos e bebidas”), muitos dos quais me inspiraram ou me ajudaram a seguir neste caminho; outros que corroboraram com as idéias que eu tinha a respeito de hospitalidade e gastronomia e me fortaleceram a acreditar que apaixonados por comida e bem servir podem sim ter sucesso num mercado ultra competitivo.

Nesse sentido que já falei do Restaurante Oryza lá em Higienópolis; citei os Chefs Daniel Boulud e Thomas Keller e o restauranter Danny Meyer (OK, só citei, ainda vou falar dos restaurantes deles que visitei), e agora vou falar um pouco do Restaurante Valentina, no Itaim-Bibi.

Eu tive o prazer de fazer estágio lá. Conheci pessoas maravilhosamente simples e dedicadas, passei a admirar a Chef e proprietária, Mariana Valentini, pela forma que ela se relaciona com a comida, pelo fato que ela sabe sim ser simples mas perfeitamente acolhedora e tem uma forma muito bonita de expressar sua visão de “confort food”. Sempre pensei que era uma pena que o restaurante só abria para almoço durante a semana, mas talvez seja o segredo do sucesso, foque no que você mais gosta de fazer e faz melhor. Pra que mais? E isso é bem italiano, como a família da Mariana e a vocação de sua cozinha.

Mas não posso negar que tive a grata surpresa ao saber que seria feito um jantar, numa segunda feira, onde a Chef Mariana e mais outros dois Chefs iriam apresentar seus pratos baseados em somente três ingredientes simples que toda dona de casa tem na geladeira (são eles o Chef Guga Rocha e a Chef Paula Labaki). Garanti rapidamente a minha reserva!

O resultado vocês podem ver nas fotos abaixo. Todos os pratos tinham muita personalidade; as visões dos três Chefs são bem diversas e isso tornou muito interessante e saborosa a degustação. O ingrediente principal das entradas era o tomate, dos pratos principais a mandioquinha, e da sobremesa o limão.

Não tenho como citar meus pratos preferidos, ainda que meu paladar tenha a sua opinião de altos e baixos, pois, para mim, o sucesso do evento está justamente no balanço entre pratos que instigavam diferentes sensações mas tinham uma harmonia entre si. A isso aliado o ambiente acolhedor, quase familiar, o cuidado com todos os detalhes e o perceptível esforço de agradar. Houve a harmonização com vinhos fornecidos pela Casa Valduga, uma gentileza que fez, ainda mais, valer o preço pago por essa aventura!

A boa notícia é que eles têm a intenção de repetir isso uma vez por mês. Eu vou querer garantir o meu lugar mensalmente pois acredito que o trabalho em conjunto dos três Chefs só tende, a cada jantar, a ser mais harmonioso e tornar a nossa vida de comensais mais feliz numa segunda-feira à noite!

Vá lá:

Restaurante Valentina

Rua Dr. Renato Paes de Barros, 62, Itaim-Bibi

abre para o almoço de segunda a sexta, mas se você se interessar para saber mais do evento “Triunvirato” mande um email para sac@valentinarestaurante.com.br

www.valentinarestaurante.com.br

2 opiniões sobre “Triunvirato no Restaurante Valentina

    Mariana Valentini disse:
    28/07/2011 às 3:29 PM

    Terminei de ler com a mão no peito, bem italiana, e todo mundo aqui esta lendo!! Que bom que vc gostou. Muito bom! Fico muito honrada de ter te inspirado! Mande notícias sempre! 🙂

      MIMO Restaurante disse:
      28/07/2011 às 5:35 PM

      Mari, amei tudo! E foi muito bom também rever todo mundo e sentir o ótimo clima daí. Só não teci mais elogios porque isso é um blog e tento não ser muito prolixa para não ficar cansativo. Mas PARABÉNS novamente! Beijo grande.

Deixe uma Resposta

