Dia Internacional da Cerveja – parte 1

Publicado em Atualizado em

Eu não sei qual a origem de tantos dias comemorativos. Antigamente achava que eles se resumiam aos dias das mães, dos pais, das crianças, dos namorados, dos professores e alguns outros comemorativos da identidade nacional como o dia do índio.

Mas cada vez mais me surpreendo com datas comemorativas das mais diversas. Hoje, por exemplo, para quem não sabe, é o dia internacional da cerveja. Não, eu também não sei a origem desta data e nem tenho uma agenda me indicando que hoje devemos comemorar a “loira gelada”, eu só descobri isso graças aos comentários que li no Twitter. E fico me perguntando se o “internacional” realmente significa que povos de todos os continentes, de todas as culturas e etnias estão hoje celebrando com seu caneco na mão.

Eu já falei aqui no blog que pouco estudei sobre vinhos, num esforço para aprender algo sobre uma bebida que faz parte de muitas das minhas refeições e comemorações e que tem um papel importante na nossa cultura, sendo símbolo de status e poder desde as civilizações grega e romana (aliás aprender só um mínimo para quem quer se meter a abrir um restaurante e entender a cultura gourmet, pois falta muito para eu me sentir confortável com o conhecimento adquirido).

No caso da cerveja não posso afirmar que estudei com o mesmo afinco,  nunca parei para tentar me aprofundar sobre o assunto apesar de historicamente esta bebida ter tanta influência quanto o vinho e aparecer em civilizações até mais antigas do que a grega e romana (vou falar melhor dessa história em outro post). Eu mal bebo cerveja, e ainda que hoje ela já não é mais vista tão somente como uma bebida de botequim, do churrasco com os amigos, do chopp à beira da praia, eu continuo sem apreciá-la.

Acho que tudo é possível com determinação, esforço e hábito; eu aprendi a comer melhor quando decidi estudar a gastronomia, então tenho certeza que posso começar a apreciar as dezenas e dezenas de cervejas gourmets que hoje existem por aí. Só tenho que tomar o cuidado para não virar uma chata, uma metida a especialista em vinhos, cervejas, cafés, água e cachaça. Sim, porque hoje temos especialistas para todas essas bebidas!

Eu não entendo nada, nada mesmo de cerveja, fico sempre tentada a pedir vinho e não cerveja em qualquer lugar que eu vá (mesmo no Frangó) então estou preparada para receber críticas para a lista de minhas preferidas abaixo:

Hoegaarden; Paulaner; Guinness e Peroni. Até existem mais umas outras 3 cervejas que adorei quando provei, mas a minha amnésia para lembrar rótulos de vinhos é a mesma para cerveja e qualquer outra bebida.

Bom, fico triste de não citar nenhuma cerveja brasileira, mas essa falta de patriotismo se deve ao fato de eu não ter provado nenhuma além das mais comerciais da Ambev, no entanto tenho certeza que muitas cervejas artesanais brasileiras devam ser ótimas e faço aqui a minha mea culpa.

Acho até que hoje é um bom dia para me redimir e ir provar umas boas cervejas brasileiras por aí, não? Os lugares que me vêm a mente são o Frangó e o Melograno. Alguém tem outra sugestão?

Vá lá:

Frangó (www.frangobar.com.br)

Largo da Matriz Nossa Senhora do Ó, 168, Freguesia do Ó

 

Melograno (www.melograno.com.br)

Rua Aspicuelta, 436, Vila Madalena

 

Advertisements

2 opiniões sobre “Dia Internacional da Cerveja – parte 1

    […] de falar que nada entendo de cervejas e que preciso correr atrás do prejuízo na minha formação. Ler um pouco mais seria bom, mas […]

    Copos de Cerveja (by GQ.com) « MIMO Restaurante disse:
    01/09/2011 às 9:50 PM

    […] Você é fã de cerveja? Eu ainda estou aprendendo, como já contei aqui. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s