Música para Cozinhar

Publicado em Atualizado em

Depois que fiz um post na sexta-feira passada indicando o filme Soul Kitchen cuja trilha sonora eu adoro, fiquei pensando três coisas:

(1) quais são as músicas que eu gosto de ouvir enquanto cozinho,

(2) deveria eu colocar uma caixa de som na cozinha do restaurante para animar e inspirar meus cozinheiros, ou o tipo de concentração que acho necessária para uma cozinha profissional não combina com música? e

(3) qual o tipo de trilha sonora que vou colocar no salão do meu restaurante.

Como são três assuntos diferentes, vou separar em três posts.

Meu gosto pessoal para música é um tanto atrapalhado e talvez inclassificável. Lembram que eu disse que não sabia identificar o tipo de restaurante que eu estou construindo? Se a minha dificuldade com rótulos e classificações já existe sobre o assunto que eu tenho estudado nos últimos anos e estou tornando minha profissão para os próximos, como rotular o gosto musical quando eu nada entendo do assunto?

Sou daquelas pessoas que escuta uma música, gosta, até cantarola, mas não faz a mínima ideia de quem é a banda. E nem procuro saber. E nem perco tempo tentando criar playlists no meu IPod. Aliás lá eu encontro de tudo, até Deus duvida do ecleticismo. Uma vez até tentei criar uma playlist para cozinhar e outra para correr no parque, mas ao me deparar com tantos gêneros, rock, alternative rock, indie rock, indie pop, easy listening, punk, pop, R&B, traditional rock, hein? Desisti.

Fato é que a música que escuto depende do meu humor. E acredito que isso deva acontecer com 90% das pessoas. Quem não gosta de ouvir música “deprê” quando tomou um fora? Tão bom poder curtir a fossa e sentir pena de si mesmo, não?

Mas cozinhar não tem nada a ver com isso. Pra mim pelo menos. Difícil é eu cozinhar quando estou triste (o mesmo eu não diria de comer). E se normalmente vou encarar as panelas quando estou animada, procuro sempre ouvir músicas que mantém esse meu estado de espírito. Como eu acho elas no meu IPod é uma pergunta sem resposta. Dou o play e espero o que vem, se não me animou mando pra próxima e assim vai. Daí o motivo do meu controle remoto ser todo engordurado.

Às vezes recorro ao YouTube, principalmente porque, como um amigo diz, só tem coisa “nova” no meu IPod. Não ligo… Quem disse que tenho pretensões para ser DJ? Aliás, diga-se, nem DJ, nem fotógrafa, só quero escrever um blog mesmo. Quando for precisar pensar nestes assuntos (música e fotografia) para o restaurante, vou ter que lançar mão dos profissionais da área.

Só lançamentos…

 

Se eu falei do filme, não podia deixar de fora uma das músicas da trilha.

 

Meu IPod tem um caso de amor secreto com os Rolling Stones, não importa que eu sempre toque ele no random, os Stones aparecem a cada 5 minutos.

 

Já as novidades eu conto com as dicas de vocês!

5 opiniões sobre “Música para Cozinhar

    Gus Tambasco disse:
    17/08/2011 às 3:36 PM

    Fe, Musica sempre anima e dá ritmo… mesmo na cozinha, talvez se vc nao colocar nada, no meio do pre preparo irá ouvir o “Radio Globo – Oiiiiiiii Genteeeee!!” Melhor ter seu proprio playlist pra cozinha.

      MIMO Restaurante disse:
      17/08/2011 às 3:38 PM

      pois é… já vou escrever o post sobre música na cozinha e contar meus “causos” de escutar pagode 12 horas seguidas! Obrigada pela opinião! Beijo

    Música para Cozinheiros « MIMO Restaurante disse:
    18/08/2011 às 7:17 PM

    […] continuidade ao post de ontem (Música para Cozinhar) vou agora discutir a questão se devo ou não disponibilizar música na cozinha de meu restaurante […]

    […] Como eu não fiz o pão agora, não tenho fotos, então vou postar uma musiquinha para você cozinhar (se quiser mais músicas vá lá no post Música para Cozinhar) […]

    Atendendo a pedidos « MIMO Restaurante disse:
    31/08/2012 às 9:04 PM

    […] Música para Cozinhar […]

Deixe uma Resposta

