Música para Clientes

Publicado em

O último post da série sobre música é o mais difícil para mim, até porque tenho dois desafios: (1) definição do sistema de som a ser utilizado e como distribuir as caixas pelo salão para que o som ambiente seja uniforme; além de (2) como montar, ou a quem recorrer para montar, uma playlist que agrade (ou pelo menos não irrite) os clientes.

Uma coisa que eu já tenho definida é que a música não é a atração do meu restaurante. A ideia não é ter show ao vivo ou mesmo tocar música num volume que os clientes não deixem de escutá-la. Em outras palavras, quero um som ambiente que complemente o estilo/conceito da casa e a proposta do Menu/Chef, que não tire o foco dos clientes da comida, do serviço e de suas companhias. E para isso gostaria de me valer de profissionais da área.

Não sei se no Brasil já é comum a terceirização desse “serviço” como o é, por exemplo, em Nova Iorque, onde há um grande nicho de mercado de montagem de playlists para restaurantes. Bom, fato é que eu já vi empresas com esse objetivo na Fispal (Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar) e acredito que como os restaurantes estão cada vez mais se profissionalizando, a preocupação com a música começa tomar proporções maiores e os empresários ou mesmo Chef proprietários começam a terceirizar tais tarefas.

O problema é saber se, ou pelo menos quais, desses empresários/Chefs proprietários conseguem pagar por tudo o que requer terceirização! Restaurantes gourmets são pequenas empresas cujos faturamentos não suportam investimentos em tantas frentes e, apesar de a música não ser um mero detalhe, não é prioridade quando o seu foco é a comida.

Provavelmente não há verba suficiente para profissionalizar a música ambiente (certamente não há no meu “business plan”) e com isso muitos se arriscam na função de criar suas playlists. Como alguns são multi-talentos, ou ainda têm algum sócio que gosta de ser DJ nas horas vagas, muitas seleções musicais por aí acabam bem razoáveis. Mas esse não é o meu caso.

Talvez eu precise fazer um esforço inicial para arranjar um profissional que já me ajude não só na escolha dos equipamentos e distribuição das caixas de som pelo salão, mas que também desenhe o estilo das músicas a serem executadas, e me dê uma primeira versão de playlist, para somente depois eu me aventurar na atualização da “trilha sonora”.

O problema é que estou achando mais fácil eu de uma vez por todas arrumar e dar um upgrade no meu IPod do que achar uma folga no meu orçamento para essas contratações…

 

Garimpando sons no meu IPod enquanto o orçamento não permite outra coisa…

3 opiniões sobre “Música para Clientes

    Gus Tambasco disse:
    19/08/2011 às 3:07 PM

    Fe,

    Acho que restaurante sem musica fica muito morto, e com muita musica fica chato.

    Mas gosto do ecletico, todas as vezes que vou ao mestiço, escutamos desde Orishas a Bebel Gilberto… nada que seja para sair cantando ou dancando, mas que em alguns momentos te puxa pra ouvir o que é que esta tocando…

    Se precisar de ajuda no playlist até posso dar uma mãozinha, ja sobre a montagem e tipo de equipaento … ai não me arrisco.

    Beijus

      MIMO Restaurante disse:
      19/08/2011 às 3:45 PM

      Sempre prestativo! Obrigada novamente Gu. Sabe que música é uma coisa que nunca reparei nos restaurantes que freqüento, a não ser quando ela me incomodava. Vou prestar mais atenção. Alias podíamos marcar algo lá no Mestiço.

    Atendendo a pedidos « MIMO Restaurante disse:
    31/08/2012 às 9:04 PM

    […] Música para clientes […]

Deixe uma Resposta

