Ainda o Chocolate…

Publicado em Atualizado em

Ontem escrevi um post sobre chocolate e já que confessei que sou chocólatra não consegui me conter e vou voltar ao assunto hoje. Na verdade eu queria ter citado outras duas questões no post de ontem mas achei que ia ficar muita informação. Então vamos lá…

Um assunto que amo tanto quanto chocolate é cinema, e fiquei feliz quando vi a notícia que o Goethe-Institut de Salvador lançou o Concurso Internacional de Vídeo na Internet sobre Cacau e Chocolate (OK, vídeo na internet e cinema não são a mesma coisa, mas é uma licença poética tá?). Videomakers interessados podem cadastrar trabalhos que abordem o cultivo do cacau ou o consumo do chocolate, o percurso desde a semente do cacau até a barra de chocolate, ou ainda as transformações sociais relacionadas com a produção cacaueira do cacau desde o cultivo do cacau.

Alguém animou? Eu sim! Mas para ver os trabalhos concorrentes e não fazer meu próprio vídeo que seria um desastre! Aliás, é o que me resta mesmo pois o prazo das inscrições se encerrou ontem.

De qualquer forma fico feliz em ver iniciativas que nos fazem refletir sobre o papel do cultivo de certas plantas no Brasil. Sem dúvida o cacau tem uma enorme importância na sociedade, economia e cultura da Bahia, algo que nem sempre é difundido de forma tão clara para os brasileiros. Eu mesma até pouco tempo quando pensava em chocolate bom pensava nos belgas e franceses e esquecia que muitos deles partem da matéria prima brasileira.

E se vem a mente chocolate, vídeos e cinema não tem como eu não lembrar do filme Chocolate lançado em 2000. Não é nenhuma novidade e muito menos uma obra-prima. Não é nenhuma história que você não tenha visto antes: do forasteiro que após ser odiado pelos provincianos habitantes de uma cidadezinha, acaba sendo amado e transformando a vida do lugar. Aliás, como alguns críticos afirmaram, é um “apanhado de boas idéias tiradas de outros filmes como Festa de BabetteComer Beber e Viver e Como Água para Chocolate”. Mas isso não significa que não valha a sua atenção.

A fotografia, a trilha sonora, o figurino, o elenco que é de grande porte não só pelo casal Binoche-Depp, e, claro, o coadjuvante chocolate, são irresistíveis! Vale sempre ver/rever.

E da próxima vez prepare uma bela sobremesa para se deliciar enquanto assiste o filme. Assim você vai invejar os habitantes da fictícia vila francesa só porque não está ao lado do Johnny Depp ou da Juliette Binoche, mas o chocolate (brasileiríssimo, por favor) não vai faltar!

Vá lá, faça pelo menos um mousse que é bem fácil. Você só tem que se programar porque precisa de um tempinho na geladeira:

Mousse de chocolate (receita adaptada do cookbook do Les Halles – Anthony Bourdain)

Ingredientes:

– 170 g de chocolate meio amargo (eu uso o 75% cacau da AMMA)
– 55 ml de Grand Marnier (quem não tem pode usar Cointreau ou ainda vodka aromatizada com laranja)
– 4 colheres de sopa de manteiga sem sal na temperatura ambiente (cada colher é mais ou menos 15g)
– 4 gemas
– 4 claras
– 2 colheres de sopa de açúcar
– 80 ml de creme de leite fresco

Preparo:

– Pique o chocolate e derreta em banho-maria. Na mesma tigela acrescente o Grand Marnier e misture bem. Depois vá adicionando uma colher de manteiga por vez até que cada qual seja incorporada. Cuidado neste ponto porque mesmo estando em banho maria, se a sua mistura esquentar muito, a receita vai “desandar”, ou seja, a gordura não vai incorporar e vai ficar uns grumos de chocolate de uma lado e um “óleo” de outro… se isso acontecer eu não sei dar uma dica para salvar a receita… Pra mim tem que começar tudo de novo! Então cuidado com a temperatura, chocolate é muito sensível!

– Misture as gemas uma por vez (nesse momento eu sugiro tirar do banho-maria – as gemas também são muito sensíveis ao calor – se bem que a receita manda continuar no fogo… quando eu arrisquei, eu perdi tudo aqui, então não sei se é a minha falta de prática… mas melhor prevenir). Conseguiu incorporar tudo? Tem um creme de chocolate lindamente brilhante? Parabéns! O resto agora é bem fácil.

– Bata as claras com o açúcar em picos médios e misture ao creme de chocolate, incorporando um pouco por vez (eu incorporo de 1/4 em 1/4).

– Bata o creme de leite até a consistência de chantilly e incorpore à receita. Despeje no refratário ou nos potinhos individuais que quiser servir, cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos duas horas.

Agora no inverno eu gosto de servir com morangos e amoras de guarnição. No verão com supreme de laranja/tangerina (que no fim combina mais, porque na receita já foi Grand Marnier).

Ou então você pode tentar a receita de um bolo citado no site do Chocolate AMMA e que está na minha lista de coisas a fazer. Só não esquece de me contar o resultado depois…

E agora o Johnny Depp… (porque eu sou menina! meninos que procurem um vídeo com a Binoche, OK?)

5 opiniões sobre “Ainda o Chocolate…

    MIMO Restaurante disse:
    01/09/2011 às 6:47 PM

    Questão de ordem! Um mousse ou uma mousse?

      Thais Dutra disse:
      12/09/2011 às 3:42 PM

      Fe, adorei seu blog !
      O post sobre chocolate com o Depp é ótimo.
      Você escreve gostoso, divertido e é uma delícia “sorver” cada palavra !!! :O)
      PARABÉNS !!! Bjussss, Thais

        MIMO Restaurante disse:
        12/09/2011 às 5:04 PM

        Que bom Thais!
        A ideia é ir publicando as novidades da obra e da montagem do restaurante, mas como o dia-a-dia nem sempre tem tantas novidades, vou diversificando para pelo menos escrever um post por dia útil. Seja bem-vinda!
        Beijos
        Fe Duarte

    Cinema e Gastronomia « MIMO Restaurante disse:
    17/10/2011 às 1:00 PM

    […] Eu mesma já me servi de algumas dessas listas para atualizar minha dvdteca. Também postei aqui, aqui e aqui um ou outro trailer ou trecho de filme com cenas emblemáticas que envolvem comida. Então […]

    Atendendo a pedidos « MIMO Restaurante disse:
    31/08/2012 às 9:04 PM

    […] Ainda o Chocolate… […]

Deixe uma Resposta

