Cinema e Gastronomia

Publicado em

O tema do post não é novo. Muitos já dissertaram sobre filmes em que a gastronomia, ou melhor, a comida, tem um papel importante no desenvolvimento do enredo. Há bons filmes sobre comida e sobre a indústria alimentícia; há bons filmes em que a comida é o coadjuvante que alinhava a ambientação e os personagens; há bons filmes em que as refeições dizem muito sobre os personagens e a cultura em que vivem e por aí vai.

Há listas e mais listas de filmes para aqueles que gostam de um bom prato. Eu mesma já me servi de algumas dessas listas para atualizar minha dvdteca. Também postei aquiaqui e aqui um ou outro trailer ou trecho de filme com cenas emblemáticas que envolvem comida. Então porque voltar ao tema se não sou especialista em cinema e não vou ser capaz de trazer nenhuma nova informação ou crítica elucidativa a vocês?

Porque me deparei hoje pela manhã com a notícia de que começa hoje no CineSESC uma programação que une cinema e gastronomia. Também não é a primeira vez que vemos esse tipo de mostra ocorrer, mas também que coisa chata essa de sempre se buscar novidades, não? Muitas vezes o que importa é o conteúdo e não a novidade em si. Enfim…

Fato é que esta mostra focou em clássicos filmes italianos. E não é só. Convidaram alguns Chefs para produzirem comidas inspiradas nos filmes, as quais serão oferecidas aos expectadores durante a exibição. Só esse fato em si já me deixa muito contente porque odeio pipoca no cinema! Sei que sou a minoria e ontem mesmo, enquanto assistia ao novo filme de Ricardo Darin (não, este não tem nada a ver com gastronomia, mas vale a ida ao cinema…) questionava o porquê de (quase) todos comerem pipoca no cinema.

Ficou interessado? Eu muito, mas como estou com minha agenda noturna lotada até quarta-feira, talvez consiga conferir somente o último dia de exibição. Nada mal já que temos Cinema Paradiso, não?

 

Vá lá:

CineSESC  (Rua Augusta, 2075, São Paulo)

Hoje (17/10/11): Neka Menna Barreto interpreta Por um Punhado de Dólares, de Sergio Leone

Amanhã (18/10/11) Viko Tangoda interpreta O Baile, de Ettore Scola

Quarta-feira (19/10/11) Hamilton Mellão interpreta Os Palhaços, de Fellini

Quinta-feira (20/10/11) duas exibições: Adriana Cymes interpreta Ágata e a Tempestade, de Silvio Soldini; e Alessandra Divani interpreta Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore.

As entradas inteiras custam R$ 28,00.

 

E para ver mais uma bela interpretação do Ricardo Darin, vá lá:

Um conto chinês, co-produção Hispano-Argentina, de Sebastián Boretnsztein.

 

Anúncios

Uma opinião sobre “Cinema e Gastronomia

    Cultura(ndo) à mesa « MIMO Restaurante disse:
    21/10/2011 às 1:21 PM

    […] No apagar das luzes ontem consegui conferir o último dia da Mostra Cinema à Mesa que contei aqui. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s