Optei pelo Rational

Publicado em

Eu prometi aqui que ia contar para vocês como eu escolhi alguns fornecedores. E um dos corações (no plural mesmo) de uma cozinha é o seu forno.

Para quem não conhece existe no mercado um tipo de forno próprio para estabelecimentos comerciais de alimentos e bebidas conhecido como forno combinado. Não é essencial a uma cozinha de restaurante, já trabalhei em algumas que se viravam muito bem sem o dito cujo, mas é objeto de desejo de muitos que querem precisão e flexibilidade.

Dada a minha restrição de espaço, de início tive que deixar de lado a ideia de ter um forno a lenha, um de lastro e um convencional; assim logo optei por investir num forno combinado que tem esse nome por trabalhar em modo de calor seco, de calor úmido e na combinação dos dois.

E digo investir porque estou falando de um equipamento cujo preço começa em torno de R$ 25 mil. Pois bem. O que existe de oferta desses fornos no mercado? Algumas marcas brasileiras, outras estrangeiras. Os mais vendidos são o Rational (produto alemão) e o Prática (produto brasileiro).

Confesso que sem muito pensar eu já estava dividida entre meu anseio de prestigiar a indústria brasileira, e adquirir o Rational pela patente tradição alemã de produzir componentes eletrônicos de precisão de qualidade.

O preço pendia a favor do produto brasileiro. E os depoimentos dos usuários de cada uma das marcas? Bom, se tem uma coisa que aprendi nesta empreitada de montagem de uma empresa é que (quase) ninguém fala mal do produto que adquiriu.

E a assistência técnica e as garantias? Semelhantes.

Então como eu desfiz o impasse? Ora, se você leu o título já sabe que optei pelo produto alemão (desculpa indústria brasileira, prometo que na compra de outros equipamentos irei prestigiá-la), certo?

E isso porque na amostra pesquisada foi o que necessitou de menos manutenção, porque é dotado de mais recursos do que o brasileiro (recursos de controle de cozimento automático) e também porque é o que menos ocupa espaço e na minha cozinha onde 15 centímetros fazem muita diferença. Além da tradição alemã, sim porque trabalhei em outros tipos de indústria cujos equipamentos que nunca deixavam a operação na mão eram os alemães.

A má notícia é que o preço é maior. A boa notícia é que hoje a sua venda está nas mãos de diversos revendedores (digo isso porque há uns anos atrás a revenda era monopólio da Engefood) e você consegue negociar bem o preço.

Me perguntem daqui uns dois anos se estou satisfeita com a minha opção que serei sincera ao responder, OK?

3 opiniões sobre “Optei pelo Rational

    O pão nosso de cada dia « MIMO Restaurante disse:
    03/11/2011 às 9:09 PM

    […] ter realizado o desejo de um forno de lastro para assar os pãezinhos… vou me virar com o forno combinado, afinal de contas estou investindo um bom dinheiro nele para poder explorá-lo ao […]

    Juscelino Carvalho disse:
    18/11/2015 às 11:08 AM

    Muito legal o seu relato… estou no mesmo impasse agora.. mas meu orçamento não vai aguentar o Rational… vai ter que ser o prática mesmo…
    Você já tem alguma opinião formada pelo uso do Rational em seu dia a dia?
    Parabéns e obrigado pela atenção.
    Juscelino Carvalho.

      Fernanda Duarte disse:
      19/11/2015 às 11:08 AM

      Tive muito problema com o Rational. Só não vou dizer que me arrependi porque não sei como seria com outros. Ele dá muita manutenção, vive com problemas. O pessoal da manutenção fala que eles tem cliente que a primeira manutenção foi acontecer depois de 5 anos. Eu tenho problemas desde o primeiro ano (logicamente desde que venceu a garantia). E são constantes. Diria que de 4 em 4 meses tenho alguma coisa para mexer/trocar. O que me dizem hoje em dia é que o a gás dá mais problema que o elétrico… Mas no fundo eu acho que essa leva de fabricação do meu que veio com defeitos mesmo…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s