Optei pelo Rational

Publicado em

Eu prometi aqui que ia contar para vocês como eu escolhi alguns fornecedores. E um dos corações (no plural mesmo) de uma cozinha é o seu forno.

Para quem não conhece existe no mercado um tipo de forno próprio para estabelecimentos comerciais de alimentos e bebidas conhecido como forno combinado. Não é essencial a uma cozinha de restaurante, já trabalhei em algumas que se viravam muito bem sem o dito cujo, mas é objeto de desejo de muitos que querem precisão e flexibilidade.

Dada a minha restrição de espaço, de início tive que deixar de lado a ideia de ter um forno a lenha, um de lastro e um convencional; assim logo optei por investir num forno combinado que tem esse nome por trabalhar em modo de calor seco, de calor úmido e na combinação dos dois.

E digo investir porque estou falando de um equipamento cujo preço começa em torno de R$ 25 mil. Pois bem. O que existe de oferta desses fornos no mercado? Algumas marcas brasileiras, outras estrangeiras. Os mais vendidos são o Rational (produto alemão) e o Prática (produto brasileiro).

Confesso que sem muito pensar eu já estava dividida entre meu anseio de prestigiar a indústria brasileira, e adquirir o Rational pela patente tradição alemã de produzir componentes eletrônicos de precisão de qualidade.

O preço pendia a favor do produto brasileiro. E os depoimentos dos usuários de cada uma das marcas? Bom, se tem uma coisa que aprendi nesta empreitada de montagem de uma empresa é que (quase) ninguém fala mal do produto que adquiriu.

E a assistência técnica e as garantias? Semelhantes.

Então como eu desfiz o impasse? Ora, se você leu o título já sabe que optei pelo produto alemão (desculpa indústria brasileira, prometo que na compra de outros equipamentos irei prestigiá-la), certo?

E isso porque na amostra pesquisada foi o que necessitou de menos manutenção, porque é dotado de mais recursos do que o brasileiro (recursos de controle de cozimento automático) e também porque é o que menos ocupa espaço e na minha cozinha onde 15 centímetros fazem muita diferença. Além da tradição alemã, sim porque trabalhei em outros tipos de indústria cujos equipamentos que nunca deixavam a operação na mão eram os alemães.

A má notícia é que o preço é maior. A boa notícia é que hoje a sua venda está nas mãos de diversos revendedores (digo isso porque há uns anos atrás a revenda era monopólio da Engefood) e você consegue negociar bem o preço.

Me perguntem daqui uns dois anos se estou satisfeita com a minha opção que serei sincera ao responder, OK?

3 opiniões sobre “Optei pelo Rational

    O pão nosso de cada dia « MIMO Restaurante disse:
    03/11/2011 às 9:09 PM

    […] ter realizado o desejo de um forno de lastro para assar os pãezinhos… vou me virar com o forno combinado, afinal de contas estou investindo um bom dinheiro nele para poder explorá-lo ao […]

    Juscelino Carvalho disse:
    18/11/2015 às 11:08 AM

    Muito legal o seu relato… estou no mesmo impasse agora.. mas meu orçamento não vai aguentar o Rational… vai ter que ser o prática mesmo…
    Você já tem alguma opinião formada pelo uso do Rational em seu dia a dia?
    Parabéns e obrigado pela atenção.
    Juscelino Carvalho.

      Fernanda Duarte disse:
      19/11/2015 às 11:08 AM

      Tive muito problema com o Rational. Só não vou dizer que me arrependi porque não sei como seria com outros. Ele dá muita manutenção, vive com problemas. O pessoal da manutenção fala que eles tem cliente que a primeira manutenção foi acontecer depois de 5 anos. Eu tenho problemas desde o primeiro ano (logicamente desde que venceu a garantia). E são constantes. Diria que de 4 em 4 meses tenho alguma coisa para mexer/trocar. O que me dizem hoje em dia é que o a gás dá mais problema que o elétrico… Mas no fundo eu acho que essa leva de fabricação do meu que veio com defeitos mesmo…

Deixe uma Resposta

