Made in China

Publicado em Atualizado em

Aposto que não sou só eu que morro de vontade de ir para a China.

E não estou falando só das paisagens belíssimas e do contato com uma cultura singular, estou falando do meu desejo de comprar boa parte dos utensílios do restaurante a preço de fábrica. E isto porque, se ontem eu escrevi sobre a lista de utensílios e equipamentos que tenho que adquirir, hoje percebi que o Papai Noel a quem eu devo endereçar meus pedidos provavelmente mora na China.

Em viagens meu dinheiro vai quase todo para restaurantes e museus, mas vejam só: segundo a VISA, em 2010, os gastos de brasileiros no Exterior com seus cartões somaram US$ 4,8 bilhões, sendo que as compras no varejo (US$ 1,3bilhão) representam 73% do total de gastos de viagens dos brasileiros.

Ora, se for para gastar 73% do orçamento de uma viagem em compras melhor que seja para lotar um container chinês  para equipar meu restaurante.

Brincadeiras a parte, e antes de eu ser massacrada, melhor esclarecer que não é a minha intenção fazer ode aos produtos chineses, mas sim constatar que, como empresária, não posso me dar o luxo de tomar decisões sem aceitar a competição global. Principalmente porque a China não é mais sinônimo único e exclusivo de produtos de baixa qualidade e preços irrisórios às custas de mão de obra (quase) escrava.

Faço apologia à ética e responsabilidade social corporativa. À escolha consciente de fornecedores. A indústria brasileira tem que ser competitiva, tem que aprimorar o trabalho de nos fornecer produtos de boa qualidade, de estar atenta às novas necessidades, de inovar-se constantamente porque não é fácil lidar com o gigante chinês.

O volume em dólares da produção industrial chinesa em 2010 já é o maior do mundo (segundo a consultoria IHS Global Insight). Tá bom pra vocês, ou precisa de mais pra arrumar as malas?

Uma opinião sobre “Made in China

    […] o sorvete, feito de leite, pasta de arroz e neve (viu só, depois me perguntam porque dediquei dois posts à China. De lá também vem o […]

Deixe uma Resposta

