Bolinho de chuva

Publicado em

Sempre fico melancólica com chuva. Tenho certeza que ciência, psicanálise ou outros ramos do conhecimento devem explicar a influência de um dia chuvoso no (mau) humor de uma pessoa. Mas não busco explicações e sim soluções.

Já devo ter contado aqui que não venho de uma família com tradição culinária. Não cresci vendo minhas avós e muito menos minha mãe na frente do fogão preparando receitas que passaram de geração a geração. Não passei minha infância indo a almoços dominicais intermináveis em que a “nona” cozinhava de tudo um pouco para engordar a prole.

Mas se me esforço um pouco, vem à memória uma ou outra ocasião em que minha avó paterna ainda tinha condições de fazer uma pequena guloseima para os netos. E sabe o que era? Bolinhos de chuva.

Eu já devia expressar muito bem meu mau humor nos dias chuvosos para a única lembrança culinária de minha infância serem os açucarados bolinhos de chuva. Posso até sentir o cheiro e começo a não achar este dia de hoje tão entediante.

O problema é que minha avó não deixou nenhum caderno de receitas de herança. Como será que ela fazia aquilo? Ainda bem que temos o Google e alguma avó por aí disseminou esta informação.

Vou testar uma das receitas que encontrei ainda hoje, afinal de contas a previsão do tempo não é animadora para os próximos dias, e menos animador é pensar que enquanto a chuva não cessar não posso concretar a segunda laje do restaurante.

 

Receita (ainda não testada) do site http://www.mdemulher.abril.com.br

Ingredientes

· 1/2 colher (chá) de fermento em pó
· 1 xícara (chá) de farinha de trigo
· 1/2 xícara (chá) de maisena
· 4 colheres (sopa) de açúcar
· 1 ovo
· 1/2 xícara (chá) de leite
· Açúcar e canela para polvilhar
· Óleo para fritar

Modo de preparo

Peneire todos os ingredientes secos e ponha em uma tigela. Faça um buraco no meio e junte o ovo batido (deve ser batido só para homogenizar a clara e a gema – um minutinho no fouet) e o leite.

Mexa até formar uma massa homogênea. Aqueça o óleo e, com uma colher, pingue a massa na frigideira. Frite os bolinhos aos poucos até dourarem e passe no açúcar e canela. Sirva os bolinhos quentes ou frios (bom eu comia quente e com muita canela).

Imagem do mesmo site: http://www.mdemulher.abril.com.br

2 opiniões sobre “Bolinho de chuva

    mysteriouscircumstances disse:
    18/11/2011 às 6:41 PM

    Hmm, bolinho de chuva me lembra dos cafés-da-manhã no sítio.. que saudades!

      MIMO Restaurante disse:
      18/11/2011 às 10:43 PM

      Se vc tiver uma boa receita, compartilhe… Essa não ficou igual a da minha avó!
      Abraços

Deixe uma Resposta

