Água na Jarra

Publicado em

Quem costuma viajar para o exterior já deve ter reparado uma grande diferença entre o serviço dos restaurantes de lá e de cá, que é o oferecimento de “tap water” (água da “torneira”) pelos garçons estrangeiros, normalmente sem qualquer custo, para o cliente.

Se isso é lei ou não lá fora não cabe aqui discutir, até porque são muitos países e muitas legislações. O fato é que a jarra de água da torneira (filtrada sim) é comum e aos poucos (bem aos poucos) vem se tornando “moda” aqui em São Paulo.

Quando optei por abrir um restaurante logo me resolvi por oferecer esta água filtrada da torneira aos clientes. Até o estudo do lay-out da jarra já fiz.

Claro que como uma empresária que visa ter lucro (e, repito o que já falei neste blog, ter lucro não é feio, não é ganancioso, é necessário para movimentar a economia, dar empregos, etc.; o que é feio é agir sem ética, sem responsabilidade social, blábláblá) tive que pensar no impacto que isso trará à venda de outras bebidas, qual o custo que o restaurante terá que absorver por este serviço, ou se será necessário cobrar alguma pequena “taxa de água” para mantê-lo.

Independente dos estudos financeiros desse serviço, a decisão da água filtrada na jarra está tomada. E fico feliz não só em ver que mais e mais restaurantes estão aderindo a esta iniciativa, como principalmente ao  descobrir que existe um movimento criado por uma ONG que pretende incentivar o consumo da água filtrada em detrimento à água engarrafada.

Claro que o objetivo da ONG não é que os restaurantes ofereçam sempre de graça essa água para seus clientes. Isto é uma decisão de negócio de cada estabelecimento. Depende de cada qual avaliar o custo desse produto/serviço e a margem para absorvê-lo. O movimento disseminado pela organização tem a ver com a conscientização ambiental, ou seja, o consumo consciente de água e o destino das milhares de garrafas pet que são descartadas e nem sempre recicladas.

É algo a se pensar. Por isso mesmo resolvi compartilhar com vocês o trabalho realizado. Dêem uma olhada no site e participem!

Link: Água na Jarra

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s