Astrid & Gastón – en otro sitio

Publicado em Atualizado em

O post que foi mais lido até hoje neste blog não foi escrito por mim. Muitas vezes este fato me tornou motivo de chacota por parte do amigo autor do relato mais acessado, até que, dia desses, vingança!, o recorde de visitas foi batido.

Mas eis que o recorde foi para a página institucional, o que, se for para fazer justiça, não tirou o troféu desse amigo. Pronto! No mínimo mais uma meia dúzia de piadas vou ouvir; o que, confesso, adoro.

E se fiz essa introdução toda é só para contar que o tal post popular conta a ida desse amigo ao Astrid & Gastón de Lima. E já que eu estive no começo do ano em Santiago, acabei jantando na filial chilena do grande Chef Peruano, contrariando minha meta de conhecer primeiro as casas originais, pela mesma influência daquele relato. OK, somada à influência do livro que tenho do Gastón Acurio e das diversas provocações incitadas via sua página do Facebook.

Mas isso não é pouco, uma vez que este mesmo Chef responde pelo restaurante La Mar e suas inúmeras filiais dentre as quais aquela ali do Itaim-Bibi. Sim, assim perto, sem necessidade (ao menos para mim) de qualquer condução aérea. E à qual eu resistia ir pensando em minha futura viagem a Lima.

Muito se debate sobre os tais Chefs que, apoiados em sua fama (isso não é uma crítica, 99% dos casos ela é justíssima), abrem inúmeras filiais de seus restaurantes mundo afora. Será que a comida feita a muitos milhares de distância do seu mentor mantém a qualidade necessária? É possível manter a qualidade quando esta depende em muito da matéria prima utilizada que, por ser um produto da terra, vai variar de país para país, até mesmo de cidade a cidade? E mais, não seria uma cozinha de autor, dizem alguns…

Ora, eu não sou contra o progresso, a globalização e nem mesmo contra pessoas talentosas que conseguem manter empreendimentos de sucesso mundo afora. Não acho que a única comida boa é aquela “de autor”. Não sou contra pessoas se tornando selo de qualidade de produtos que não vêem serem produzidos. Não acredito que um ofício como a culinária, cuja base é o artesanato, não possa ser ensinado e aperfeiçoado pelos aprendizes pela repetição dos atos.

Mas há sim um limite arriscado a não ser ultrapassado, principalmente pelo fato do capitalismo brutal exagerar no uso da mídia para tentar salvaguardar projetos com pouca consistência.

Um bom livro sobre o tema é o “Para onde foram os Chefs? Fim de uma gastronomia francesa” do François Simon. Outro que toca no assunto seguindo a mesma seara de criticar o declínio da gastronomia francesa é “Au Revoir to all that: Food, Wine, and the End of France”, do Michael Steinberger (não sei se foi publicado em terras tupiniquins). Ambos valem a leitura e a reflexão.

Pois bem. Debates de lado, acho que o Gastón Acurio faz um bom trabalho a distância sim, pois a minha visita à filial chilena não me decepcionou. Deve ser um grande gerenciador de pessoas, além de grande cozinheiro.

Pedi o menu degustação. Minha crítica? Achei o menu tímido. Se eu comparar com o que o meu amigo se deliciou em Lima, acredito que o filhote chileno era mais contido. E talvez aí esteja o pulo do gato. A ousadia só vale a pena quando a consistência de sua equipe e a matéria prima recebida pode garantir a mesma qualidade. Caso contrário, mantenha-se naquilo que já foi testado muitas vezes e sabe que não vão errar em seu nome. Ponto para eles.

Outra crítica? Essa não é justa pois não acho que seja o foco deles, além de entrar em jogo uma predileção minha, mas a apresentação dos pratos deixou a desejar. Sabor impecável sim. Por isso mesmo que acredito que merecia maior capricho com os detalhes de visual. Bom, julguem vocês pelas fotos.

Minha conclusão? Vou no La Mar aqui de São Paulo amanhã! Alguém me acompanha?



Deixe uma Resposta

