“… como uma infância”

Publicado em Atualizado em

Embalada pela música do Beirut, “Postcards from Italy”, que inseri o link no post anterior, subi correndo as escadas atrás de um livro (dessa vez eu li) que me fez criar algumas boas lembranças daquilo que não vivi e de um lugar que ainda, repito, AINDA, não visitei.

Livros têm este poder, ou melhor esta magia! Assim como a comida, não?

E mais não vou falar, vou transcrever. E se você puder ler comendo um pecorino sardo* e “sardine al pomodoro” vai chorar ao final:

*aliás se alguém souber onde eu encontro, se é que é possível, me diz por favor!!!

Eu sei o que é ser feliz na vida – e a dávida da existência, o gosto da hora que passa e das coisas que estão em torno, ainda que imóveis, a dádiva de amá-las, as coisas, fumando, e uma mulher dentro delas. Conheço a alegria de uma tarde de verão, lendo um livro de aventuras canibalescas, seminu em uma chaise longue, na frente de uma casa de colina com vista para o mar. E muitas outras alegrias juntas: de estar num jardim à espreita e escutar o vento que mal move as folhas (as mais altas) de uma árvore; ou sentir trincar e desmoronar num areal a infinita existência de areia; ou, num mundo povoado de galos, despertar antes da alvorada e nadar sozinho em toda a água do mundo, à beira de uma praia rosada. (…)

(…) A alta costa foi escalada, e aqui, diante dessas orlas tão baixas, parece que já estamos no coração do altiplano. Principalmente se nos damos conta de que essa terra rosada das colinas é toda de rocha. Diria que se trata de um lago vulcânico. E na água afloram cardumes de um brilhante candor. Longos gemidos rompem o ar frio como as fraturas do próprio ar; pássaros brancos erguem voo e tornam a mergulhar, agitando as asas com deselegância: albatrozes, gaivotas…

Para continuar a leitura vá lá: “Sardenha como uma infância” de Elio Vittorini, Editora Cosac Naif.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s