Pé na Jaca

Publicado em Atualizado em

Sou paulistana, filha de pai paulistano e mãe carioca, de avós paulistanos e cariocas, de bisavós portugueses e italianos. Em outras palavras, sou filha típica da cidade grande, criada longe de hortas, pomares, galinhas, porcos…

Meu primeiro contato com frutas e verduras foi na feira certamente, e por mais que eu tenha um pontada de inveja de quem nasceu e brincou no campo, na terra vermelha, no pasto, não sou de não me orgulhar das minhas raízes e do fato de eu ter catado muito tatu bola no jardim do prédio.

Quando criança tive oportunidade de visitar sítios de amigos e participar de algumas excursões escolares para as áreas rurais. Por isso que já colhi amora no pé, vi melancias crescendo na terra, xuxu na cerca, plantações de milho e muita, mas muita cana de açúcar.

Ribeirão Preto, Serrana, Monte Sião, Atibaia, Itu, Piracicaba e São Pedro são algumas das cidades que habitam essas lembranças.

Hoje em dia tenho minha horta de apartamento onde cultivo manjericão, alecrim, sálvia, dois tipos de hortelã, capim limão e lavanda. E dada toda essa minha experiência seria mais justo dizer que eu planto e depois de alguns meses mato minhas ervas.

Mas eis que fim de semana passado fui passear no interior. Bateu uma nostalgia. Seriam de outras vidas?

O passeio estava ótimo até meus conhecimentos serem postos à prova. Falhei ao tentar identificar um pé de goiaba, outro de carambola. E jura mesmo que aquilo é mamão e não jaca?

Pelo menos o MIMO já me deu uma lição: nêsperas, ou ameixas-amarela. O pé tá carregado, lindo de ver. Para que eu não saia colhendo antes da hora (e mate meus clientes já que o fruto jovem tem cianeto – assim diz o Wikipedia) ou deixe as frutas apodrecerem no pé, alguém do interiô não quer vir aqui dar uma ôiadinha?

Ou ainda alguma avó com uma receita imperdível de compota das frutinhas? Belo mimo para os clientes do MIMO não?

 

Ahhh a roça…

 

E já que toquei no assunto, você já ouviu falar de culinária ítalo-caipira? Não? Então suspire fundo porque você está prestes a ser apresentado a um grande restaurante, pilotado por um grande Chef de Cozinha. O recém aberto e ótimo Attimo do Jefferson Rueda.

Faça reserva porque lota. E não é para menos. Comida intensa, com personalidade. Combinações perfeitas para paladares paulistas: remete de forma sofisticada às nossas raízes caipiras e italianas. Ambiente agradável e classudo sem ser esnobe. Sou só elogios. Já almocei e jantei lá, e pretendo voltar sempre que puder.

Grande retorno do Rueda! Parabéns e sucesso à nova casa.

Na certa ele ouviria a música abaixo acompanhado de uma de suas cachaças servidas especialmente na casa.

Uma opinião sobre “Pé na Jaca

    Atendendo a pedidos « MIMO Restaurante disse:
    31/08/2012 às 9:03 PM

    […] Pé na Jaca […]

Deixe uma Resposta

