A churrasqueira. Fail.

Publicado em

Da empolgação à irritação. Tudo começou quando eu resolvi comprar uma dessas churrasqueiras a gás para colocar na laje da horta do MIMO. Que ambiente acolhedor teremos para reuniões fechadas, pequenos eventos, almoços e jantares degustação: uma mesa ao ar livre, uma horta e uma churrasqueira para finalização de grelhados. Empolguei!

Pesquisei modelos, preços, condições, pré-requisitos e optei pela compra da churrasqueira de fabricação da americana Char-Broil, modelo Silver Red. Sabem como optei por ela? Pelo custo benefício que achei justo e pelo fato do vendedor da loja Center Garbin (revendedor da marca) ter me garantido que a churrasqueira foi feita para ficar ao ar livre.

E eu perguntei: mas ela pode ficar ao tempo mesmo? E ele: sim, você pode colocar uma capa protetora para os dias de chuva, mas ela foi projetada para ficar ao tempo, o uso dela é ao ar livre.

Pois bem, paga a mercadoria, agendaram a entrega e a instalação.

Ontem recebo o simpático rapaz da Char-Broil que vem instalar meu brinquedo novo. Eis que seu semblante muda e assim me diz: mas você não pode colocar essa churrasqueira numa área totalmente aberta, sem nenhuma proteção. Como?!?! Ela é de inox, e o inox ao tempo estraga (bom existem muitos tipos de liga de inox, mas…). Não vamos poder dar garantia, ela vai se deteriorar muito rápido.

Ligamos de volta ao vendedor da Center Garbin que continuou com o mesmo discurso da venda, contrariando o representante da marca. Em quem você acredita nesta hora? Alguns diálogos depois, fiquei com a palavra do representante da Char-Broil, mas relativizei:

OK, então vamos colocar a super capa protetora que vocês dizem que tem e eu assumo que a durabilidade da minha será menor. Vendedor da Center Garbin, você me manda esta capa que você afirma possuir? Sim, mas ela tem um custo. Custo?!? Não, não aceito. Você me vendeu a mercadoria com uma qualidade que ela não tem e agora vai me cobrar o preço da capa que só vai amenizar o meu problema mas não é suficiente para que a Char-Broil me garanta a qualidade do equipamento? Me desculpe, mas acho que mereço essa capa de cortesia. Ou então você leva a churrasqueira embora e me devolve o dinheiro.

O que eles optaram? Por levar embora a churrasqueira. Pois bem. Assim feito. Perdi meu brinquedo, mas não meus princípios de boa-fé numa transação comercial.

Pode ser até que eu adquira novamente a churrasqueira, mas em outra loja, com outro representante melhor orientado, com alguém que entenda as minhas expectativas e necessidades e saiba vender o produto ideal, ou saiba me alertar para os problemas que eu possa vir a ter.

Assim que se é ético, ou não?

Deixe uma Resposta

